Central do Cliente Onda

Central do Cliente / Conheça o filtro anti-spam Onda

O que é spam? Como um e-mail é caracterizado como spam? O que fazer em caso de falso positivo ou de spam não detectado?
O que é spam?

Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamada de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).
Desde o aparecimento do primeiro spam, em 1994, a prática de enviar e-mails não solicitados tem sido aplicada com vários objetivos distintos e também utilizando diferentes aplicativos e meios de propagação na rede. Os tipos de spam identificados até o momento são correntes, boatos, lendas urbanas, propagandas, ameaças, pornografia, códigos maliciosos, fraudes e golpes, spIM (spam via Instant Messenger), spam via redes sociais e spit (spam over internet telephony).
Para maiores informações sobre esta prática, consulte a Cartilha de segurança para internet - Spam, ou o site www.antispam.br.

Desde o início do mês de abril, oferecemos sem custos adicionais um sistema anti-spam para todos os e-mails @onda.com.br. E-mails detectados como spam terão a frase [SPAM Detectado] acrescentada no início do assunto (subject) do e-mail. Através desta página você pode aprender a configurar um filtro anti-spam em seu programa de e-mail favorito.

topo
Como um e-mail é caracterizado como spam?

O filtro anti-spam aplicado nos e-mails @onda.com.br é baseado em listas de bloqueio e filtros de conteúdo. Porém, podem ocorrer casos em que um e-mail é erroneamente classificado como spam. Esta situação é denominada "falso positivo".

topo
O que fazer em caso de falso positivo ou de spam não detectado?

Nestes casos, você deve preencher o formulário abaixo com as informações solicitadas.

Nome
E-mail
Assunto
Código fonte do e-mail
Saiba aqui como conseguir o código fonte
do e-mail
topo